Produtos

Ímãs de Neodímio (NdFeb)

Os Imãs de Neodímio, também chamados de superímãs, ou ainda, menos especificamente de ímãs de Terras Raras, são poderosos ímãs permanentes feitos a partir de uma combinação de neodímio, ferro e boro. São os ímãs mais potentes da atualidade, eles são 18 vezes mais fortes que os tradicionais Ímãs de Ferrite.

Apesar de possuir força magnética muito superior aos demais imãs permanentes, são muito frágeis e suscetíveis à corrosão.
Para garantir melhor resistência mecânica, e contra corrosão, os Imãs de Neodímios são revestidos com uma camada protetora, normalmente de níquel, mas também é possível utilizar outros materiais, como cobre, zinco ou epóxi.

Os Ímãs de Neodímio são classificados em grades, designadas por N35, N38, N42, N38SH, e assim por diante.
As grades variam de acordo com a composição dos ímãs, mas, via de regra, quanto maior o número da grade, mais forte é o ímã. Ou seja, se compararmos dois ímãs de mesmas dimensões, mas de grades diferentes, o de grade mais alta será sempre o mais forte.
A grade mais alta disponível hoje para os Ímãs de Neodímio é a N52.

Quando há alguma letra ao final da denominação da grade do Ímã de Neodímio, por exemplo, N38SH, essas letras indicam que o Ímã possui uma temperatura máxima de trabalho diferenciada. Quando não há letra alguma o ímã suporta a temperatura máxima de trabalho de 80º C.

Ímãs de Neodímio são muito usados em:

- Microfones e alto-falantes
- Motores elétricos DC
- Discos rígidos de computadores
- Servo motores
- Equipamentos magnéticos de separação

Fotos

Passe o mouse sobre as fotos para ampliar

Orçamento Rápido

Email Comercial

Ligue-nos e Consulte-nos
11 - 4341-4077